Procuram-se: Habilidades críticas em falta no mercado laboral

O mercado de trabalho está mudando rápida e radicalmente.

Os próximos anos prometem uma revolução em larga escala no mercado laboral e em nossas vidas profissionais.

Aqui estão cinco mudanças significativas previstas no Fórum Econômico Mundial:

#1 A IA (Inteligência Artificial) e a robótica criarão mais trabalhos, não menos (mas o foco vai mudar).

#2 Não haverá escassez de empregos, mas – se não tomarmos as medidas certas – faltarão talentos qualificados para preencher essas funções.

#3 A medida que o trabalho remoto se torna regra, se intensificará a guerra por talentos do futuro.
Trabalho independente do lugar, vai dar às pessoas nova liberdade geográfica para viver onde quiserem, e as cidades e regiões metropolitanas competirão para atrair essa nova força de trabalho móvel.

#4 A mudança tecnológica continuará aumentando, então aprender novas habilidades será uma necessidade contínua ao longo da vida.


Este cenário traz propõe:

#1 Conviver com tecnologia vai ser parte da rotina

Um estudo da empresa de consultoria McKinsey Global Institute mostrou que 60% de todos os empregos têm pelo menos 30% de atividades tecnicamente automatizáveis, com base nas tecnologias disponíveis atualmente.
Isso significa que a maioria dos empregos e cada vez mais pessoas
trabalharão diretamente com tecnologia.

Processos burocráticos e repetitivos serão automatizados, melhorando a produtividade e será determinante que as pessoas contem com visão estratégica para resolver desafios de forma criativa, com foco nas pessoas, por meio da tecnologia.

Esta mudança já está acontecendo nas organizações.
Plataformas de recrutamento digital estão em auge, simplificando e melhorando a experiência de candidatos no processo de atração, seleção e recrutamento, agilizando a tomada de decisão para as organizações.
As pessoas com atuação nos departamentos de Recursos Humanos precisarão se valer destas tecnologias para focar em estratégia e gestão de experiências profissionais e pessoais.

Sua empresa esta preparada? Saiba mais AQUI

MOMsPower é nossa trilha de formação tecnológica especialmente pensada para você que é mãe e quer impulsionar sua competitividade.


# 1 Seja humano

A proficiência em novas tecnologias é apenas uma parte da equação de habilidades críticas para o futuro, no entanto, habilidades “humanas” como: criatividade, originalidade e iniciativa, pensamento crítico, persuasão e negociação também se tornam mais relevantes, assim como atenção aos detalhes, resiliência , flexibilidade e resolução de problemas complexos.
Inteligência emocional, liderança e influência social, também preveem um aumento na demanda.

Sua empresa esta preparada? Saiba mais AQUI

Nossa curadoria criou trilhas de formação exclusivas para que mães alcancem todo seu potencial, no seu tempo e do seu jeito mas junto à instituições líderes do mercado, vem conhecer MOMsPower


#2 Habilidades críticas em falta no mercado de trabalho:

Em uma pesquisa da empresa de consultoria McKinsey em nove países, 40% dos empregadores disseram que a falta de habilidades era a principal razão por não fechar vagas em aberto.

92% das empresas entrevistadas classificaram as habilidades sociais como uma prioridade crítica, de acordo ao estudo de Tendências Globais sobre Capital Humano, da empresa de consultoria Deloitte, e em 81% das respostas habilidades de liderança era a mais crítica.

O ultimo estudo do Fórum Econômico Mundial, reuniu as habilidades mais requisitadas no mercado de trabalho atual e para o futuro:

  • Resolução de Problemas e Conflitos
  • Pensamento Crítico
  • Criatividade
  • Gestão de pessoas
  • Colaboração
  • Inteligência Emocional
  • Decisão
  • Negociação
  • Flexibilidade Cognitiva

Sua empresa esta preparada? Descubra AQUI

Você sabia que na rotina com as crianças você exercita muitas destas habilidades críticas para o mercado laboral. As empresas estão buscando e você é especialista.
Vem conhecer no MOMsPower


#3 Repensar a Educação

Oitenta e seis por cento dos entrevistados, no estudo da Deloitte, afirmam que precisam reinventar sua capacidade de aprender frente à evolução irrefreável da inteligência artificial (IA), das tecnologias cognitivas e da automação.

A rápida mudança tecnológica significa que as pessoas que utilizam tecnologias em constante evolução precisam aprender novas habilidades rápida e constantemente.
O sistema educacional atual se adapta às mudanças muito lentamente, se tornando ineficaz para esta nova realidade.

As pessoas precisam preparar-se em habilidades nas quais as máquinas ainda não são boas.

Isso significa meta-habilidades como empreendedorismo, trabalho em equipe, curiosidade e adaptabilidade.
Habilidades, não pedigrees ou títulos universitários, serão o que importa para a futura força de trabalho. Os programas vocacionais focados em habilidades, bem como outras formas de aperfeiçoamento de habilidades técnicas especializadas terão alta demanda.

Sua empresa esta preparada? Saiba mais AQUI

Desenhamos trilhas de atualização profissional especialmente pensadas para você que é mãe e não tem tempo a perder, desPause sua carreira com MOMsPower


Boas vindas à Quarta Revolução Industrial, que está permitindo a globalização e mercado de trabalho 4.0, e embora seus efeitos positivos provavelmente sejam tão fortes, se não mais, que as revoluções industriais anteriores, precisamos garantir que este desenvolvimento seja o mais inclusivo possível para a todos.

Sua empresa esta preparada? Descubra AQUI

E você está preparada?
Vem participar do Workshop MOMsPower e conheça como se destacar frente a estas tendências empoderada pela maternidade.


Fontes: Fórum Econômico Mundial, McKinsey Global Institute Tecnologia, Deloitte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: