As habilidades brandas (soft skills) importam no mercado de trabalho

O valor das habilidades brandas no mercado de trabalho está ultrapassando o das habilidades técnicas.

Estudos demonstram que entorno da metade das posições laborais serão automatizadas, a denominada Quarta Revolução Industrial.: Inteligência Artificial, se as tarefas forem cognitivas; robôs, se forem manuais, ou aumentadas por uma interface homem-máquina.

Neste cenário, e assim como discutido no relatório do Fórum Econômico Mundial sobre habilidades futuras, são as “habilidades sociais” humanas que se tornarão cada vez mais valiosas.

Em média, mais de um terço dos conjuntos de habilidades essenciais desejadas para a maioria das ocupações será composto por habilidades brandas.

No geral, estas habilidades sociais
tais como persuasão, inteligência emocional e ensino de outras pessoas – estarão em maior demanda nas indústrias do que habilidades técnicas restritas.

De acordo com o relatório de Tendências Globais sobre Capital Humano, os executivos agora consideram essas habilidades importantes para promover a retenção de funcionários, melhorar a liderança e construir uma cultura significativa.

De fato, 92% dos entrevistados no estudo classificaram as habilidades sociais como uma prioridade crítica. Eles observaram que a missão de um líder de RH mudou de “executivo-chefe de talentos” para “executivo de experiência humana”.

Está lista para incluir a maternidade no seu perfil profissional?
Temos algumas dicas sobre como preencher esta lacuna.

Ainda não?

Siga para o próximo passo:

3-Conheça as habilidades mais requisitadas hoje e para o futuro mercado laboral

Conheça mais acessando nosso Toolkit Mãe&Profissional

Ou assine para receber nossas atualizações e ser participante ativa nesta mudança!


Fontes: Deloitte, McKinsey&Company, World Economic Forum, The Economist, MIT Sloan Management Review.

%d blogueiros gostam disto: